Logo


VocĂȘ estĂĄ em: Inicial > atividades > historico > exibir.php

 
Maximizar


Encontro com Relatora da ONU, sobre tragédia de Sto. Antonio de Jesus.



11/12/2005

Salvador, Bahia, 11 de Dezembro de 2005.

Depoimento de Pepita Rodriguez a respeito do encontro com a relatora do Alto Comissário dos Direitos Humanos da ONU, Hina Jilani. A atriz e a arquiteta Salete Hallack, em nome do MHuD, estiveram neste encontro.

"Em nome do MHuD, Salete e eu tivemos um encontro com a relatora  da ONU e com outras entidades dos Direitos Humanos da Bahia.

Acredito que o encontro vai ter efeitos positivos. Na ocasião, fizemos com que ela assistisse o vídeo da explosão em fábrica clandestina de fogos de artifício em Santo Antônio de Jesus. Ela ficou mais chocada com o que viu no vídeo do que com as demais informações. Fiz um relatório completo: em 1998 morreram na explosão 64 pessoas, de 42 famílias, na sua maioria eram pessoas de 12 a 22 anos sendo que até hoje não foi feito justiça.

 

Falei também que um juiz de Salvador tinha autorizado o pagamento de um salário mínimo para cada um dos 16 menores, órfãos, enquanto o processo não ia a julgamento. Mas nada ainda tinha acontecido. Falei também do trabalho escravo, de crianças parentes dos sobreviventes que para viver precisam continuar a fazer bombinhas a 10 centavos o milheiro."

Pepita Rodriguez 

 


Fotos: Salete Hallack

Assista o vídeo de Aline Sasahara, sobre a tragédia. Cenas da explosão.



Rede Social
Youtube
Facebook
Twitter
 
Movimento Humanos Direitos ® Todos os direitos reservados. PolĂ­tica de Privacidade. Mapa do Site.
Desenvolvido por MelhorWeb Tecnologia