Aconteceu nesta terça-feira (16), em Brasília na Câmara dos Deputados, uma audiência pública para debater assuntos relacionados ao Combate do Trabalho Infantil no Brasil. Como um dos convidados a participar da sessão, o Instituto Projeto Neymar Jr. esteve representado por José Benicio, diretor administrativo, e Joel Moraes, coordenador, depois de apoiar a campanha do TST (Tribunal Superior do Trabalho).

O debate que recebeu Isa Maria, secretária executiva do Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Fernanda Sucupira, pesquisadora da ONG Repórter Brasil e da atriz Cristina Pereira, integrante do Movimento Humanos Direitos, participaram da audiência ao lado de três integrantes do governo brasileiro. Lélio Bentes, Ministro do Trabalho que agora será representado por Katia Magalhães, que também esteve presente na bancada, assim como o Deputado Federal Jean Wyllys, que foi o presidente da sessão na câmara.

P1120481

O encontro teve como ponto principal discutir medidas que possam melhorar a situação de diversas crianças e adolescentes brasileiros que hoje se encontram no índice de combate do governo contra o Trabalho Infantil. O Instituto, que realiza um trabalho social com cerca de 2.400 crianças, através de José Benício, também deu seu parecer na sessão.

“Os dados que vocês nos passaram hoje nós vivemos na realidade. Nós trabalhamos dentro de uma comunidade que o trabalho infantil está presente, dentro da prostituição e dentro da exploração, porque é uma cidade turística, aonde se encontra. A gente se inseriu no 3º setor há 3 anos, e o que podemos ver na pesquisa de campo é que efetivamente todas essas coisas são sentidas”, afirmou.

P1120494

Através da iniciativa privada, ainda segunda Benicio, o Instituto já consegue perceber a evolução das crianças e da família através do contra turno escolar, que no debate foi uma das medidas revolucionárias que pode mudar esse quadro de trabalho infantil no Brasil. O Instituto ainda foi citado no debate pela iniciativa de apoio que deu, junto de Neymar Jr, no último dia 12 de junho, na campanha que comemora o Dia Internacional do Combate ao Trabalho Infantil.