Logo


Você está em: Inicial > noticias > mhud-na-midia > exibir.php

 
Maximizar


Ministro da Justiça lança em Alagoas o Programa Brasil Mais Seguro



28/06/2012

Blog do Ministério da Justiça

Foi lançado em Alagoas nesta quarta-feira, 27/6, o Programa Brasil Mais Seguro, um pacto pela redução de crimes violentos cujo piloto foi lançado no estado que registra o maior número de homicídios a cada cem habitantes. O evento em Maceió contou com participação do ministro José Eduardo Cardozo, o secretário de Reforma do Judiciário Flávio Caetano, a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, o governador de Alagoas Teotônio Vilela, o prefeito Cícero Almeida e outras autoridades. Também participaram os artistas do MHud, Movimentos Humanos Direitos, Sérgio Marone, Elizângela, Osmar Prado e Priscila Camargo.

Para ministro José Eduardo Cardozo, o Programa de Segurança terá várias frentes de atuação: enfrentamento ao crime organizado, ações estruturantes na área de Perícia e Justiça Criminal, implantação da polícia de proximidade com repressão qualificada, incluindo o monitoramento e a ocupação de áreas onde são registrados os maiores índices de crimes violentos, além da campanha de desarmamento e de cultura de paz.

Em seu discurso, o ministro disse ainda que o projet- piloto do Programa Brasil Mais Seguro reúne as melhores práticas e experiências na área de segurança, baseadas em iniciativas adotadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Eduardo Cardozo informou também que da parte da União estão sendo investidos em Alagoas recursos da ordem de R$ 25 milhões, que inclui o repasse de viaturas, armas e equipamentos para a Perícia Oficial do Estado.

O ministro chamou a atenção para o compromisso pactuado entre os poderes e as instituições públicas “Todos nós, governantes, temos responsabilidade pela segurança pública. É chegado o momento em que temos que ser maiores que nossos desafios e superarmos nossas divergências corporativas e políticas e estarmos pactuados pela segurança pública”, acrescentou o ministro.

Para Cardozo, o êxito do programa dependerá do esforço conjunto e da união de todos os poderes, não bastando somente Governos Estadual e Federal. “O Ministério da Justiça, o Governo do Estado e todos os segmentos políticos de Alagoas, num compromisso assumido com o Governo Federal, disseram sim a esse plano e vamos vencer unidos”, destacou.

Durante o lançamento do Programa Brasil Mais Seguro, foram assinados o acordo de cooperação com o Ministério da Justiça e o Decreto de Emergência na Segurança Pública no estado de Alagoas. Na ocasião, o governador também lançou o edital do concurso público da Polícia Militar e o contrato com a Cespe/UNB para a realização do concurso da Polícia Civil, além da assinatura da ordem de serviço do projeto de Videomonitoramento de Maceió.

Foram assinados convênios para melhorar trabalho da Perícia Oficial e fortalecer a polícia Civil com a estruturação da Delegacia de Homicídios. O Governo Federal também garantiu o deslocamento de homens da força Nacional, enquanto o estado conclui o procedimento de contratação efetiva de mais policiais civis.

A programação contou ainda com a destruição de armas de fogo (vídeo acima) apreendidas e periciadas, que aconteceu no estacionamento do Centro de Convenções e, em seguida, com a inauguração do Departamento de Homicídios, instalado no Centro de Maceió. Dentro de 30 dias, o ministro José Eduardo Cardozo voltará a Alagoas para avaliação do programa, que está programada para ocorrer em Arapiraca, cidade onde também estão sendo implementadas ações contra a criminalidade.

 

SAIBA MAIS SOBRE A PARTICIPAÇÃO DO MHuD no
 Programa Nacional de Redução de Violência em Alagoas.



Rede Social
Youtube
Facebook
Twitter
 
Movimento Humanos Direitos ® Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Mapa do Site.
Desenvolvido por MelhorWeb Tecnologia