Logo


Voc锚 est谩 em: Inicial > atividades > historico > exibir.php

 
Maximizar


Ator Leonardo Vieira presta queixa ap贸s sofrer ataques homof贸bicos na web



10/01/2017

Ele foi ofendido depois de ser fotografado aos beijos em uma boate. 'A delegacia tem instrumentos para identificar', diz ele.

Vítima de homofobia em mensagens publicadas em redes sociais, o ator Leonardo Vieira esteve, na tarde desta segunda-feira (9), na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), na Cidade da Polícia, no Jacaré, na Zona Norte do Rio depor sobre o caso. As ofensas aconteceram dias depois que Leonardo foi fotografado aos beijos numa festa.

"Vim na delegacia para prestar queixa sobre os ataques homofóbicos que estou recebendo. A delegacia tem instrumentos para identificar essas pessoas que eu não tenho", contou à imprensa o ator.

Vieira afirmou que decidiu ir à delegacia para ser a voz de uma minoria que não é ouvida. "Eu estou dando voz a essas pessoas que provavelmente não são ouvidas. Um menino do morro, uma pessoa que é morta com uma lâmpada na cabeça na [Avenida] Paulista", defendeu.

O ator também criticou aqueles que o xingaram nas redes sociais afirmando que elas não conhecem o "mínimo sobre Direitos Humanos". Também agradeceu aos fãs que saíram em sua defesa.

"Eu acho que pessoas que atacam a dignidade humana não conhecem o mínimo de Direitos Humanos. Está na nossa Constituição que todos temos direito a dignidade", enfatizou Vieira.

Vieira ainda defendeu que haja uma defesa política pela criminalização da homofobia. Segundo ele, "exatamente por não ser crime" é que ele decidiu ir à polícia prestar queixa.

"Como cidadão, eu tenho a obrigação de cumprir com meu papel e trazer essa discussão para a sociedade e que isso seja levado ao plenário, que seja discutido politicamente e que passe a ser crime. Porque é crime. Tem pessoas que morrer por isso", destacou Vieira.

Segundo a delegada Fernanda Fernandes, os autores das ofensas de cunho homofóbico podem ser presos por até seis meses por injúria: "Todo crime deixa rastro. Nós temos sempre como identificar a autoria. A internet não é mais um lugar onde não se encontram os rastros", disse ela.

 
Ator Leonardo Vieira prestou queixa na DRCI (Foto: Nicol谩s Satriano/G1)Ator Leonardo Vieira prestou queixa na DRCI (Foto: Nicol谩s Satriano/G1)

Ator Leonardo Vieira prestou queixa na DRCI (Foto: Nicolás Satriano/G1)

 

 

 

Pais de Leonardo Vieira divulgam mensagens em apoio ao filho, alvo de comentários homofóbicos

 

Publicado: Atualizado: 
LEONARDO VIEIRA

 

 

 
 

A realidade de um ator homossexual no Brasil, com um périplo de dificuldades e dúvidas, foi revelada nesta semana com a divulgação do manifesto do ator Leonardo Vieira em prol da liberdade de ser quem é.

Alvo de comentários homofóbicos nas redes sociais, após o site Ego publicar a foto de um beijo entre ele e outro homem, Vieira contou que sofreu muita pressão por conta da orientação sexual ao longo de sua carreira. Porém, encontrou na família um porto seguro fundamental.

O ator escreveu que, no início, não foi fácil para os pais católicos lidarem com a homossexualidade dele. Entretanto, à medida que o tempo passou, eles entenderam e aceitaram o filho.

"Eles [meus pais] puderam perceber através da minha conduta que isso era apenas um detalhe da minha personalidade. Eles entenderam que o filho deles podia ser uma boa pessoa, honesto, bom caráter, bom filho, bom amigo, mesmo sendo gay", explicou.

E esse acolhimento continua ainda mais forte hoje, quando a "saída do armário" de Vieira incitou o ódio de parte do público que o acompanhava na TV.

Pelo Facebook, a mãe dele, Zezé Vieira, citou a escritora belga Marguerite Yourcenar:

"'O verdadeiro lugar de nascimento é aquele em que lançamos um olhar inteligente sobre nós mesmos.' Filho, te amamos acima de tudo e te respeitamos pelo homem integro que és!"

 
 

Já o pai dele, Américo, escreveu uma carta expressando orgulho pelo filho e por sua "luta silenciosa", referindo-se à homossexualidade no showbizz.

A seguir, a íntegra da carta de Américo, postada pelo ator no Facebook:

"Você através de sua CARTA acaba de embarcar no Voo da liberdade, solidariedade e amor e, Saiba que Seus Pais,Irmãos, família e todos aqueles que participaram ou participam de nossos NATAIS estão embarcando juntos , e pode apostar, milhares de pessoas, aqui e Além Mar, também vão participar deste Voo. O ciúme, a inveja, o desamor a falta de caráter a maldade e a mentira infelizmente fazem parte do caráter de alguns indivíduos inescrupulosos que permeiam a nossa sociedade, o nosso ambiente. Só querem destruir,ferir denegrir a imagem daqueles que vieram ao mundo para somar, construir,criar,trazer alegria, enfim melhorar a vida de todo nós.
Tenho ORGULHO de você como FILHO E HOMEM, pela sua luta silenciosa,( junto com seus amigos e colegas de profissão) pelos direitos civis dos menos assistidos e por ser o PROFISIONAL TALENTOSO que você é. SEU PAI!!!"

 

SAIBA MAIS, neste site:

 

LEONARDO VIEIRA É SÓCIO FUNDADOR DO MHuD.

Rede Social
Youtube
Facebook
Twitter
 
Movimento Humanos Direitos ® Todos os direitos reservados. Pol铆tica de Privacidade. Mapa do Site.
Desenvolvido por MelhorWeb Tecnologia