Logo


VocĂȘ estĂĄ em: Inicial > atividades > historico > exibir.php

 
Maximizar


Barragem de Estreito - Carta de Agradecimento.



01/05/2007

Prezados amigos e amigas do MUuD,

Em nome das comunidades atingidas pela barragem de Estreito e suas organizações de apoio, gostaríamos de agradecer pelo apoio recebido durante o nosso acampamento em frente ao canteiro de obras da usina nos dias 16 a 26 de abril em Estreito, Maranhão.

Realizamos muitas atividades iniciando com a interdição da BR 153 por um período de 10 horas. O trânsito só foi liberado após a chegada do procurador federal de Imperatriz, que se comprometeu a contribuir para uma decisão sobre o caso.

O que os manifestantes (índios e ribeirinhos) queriam: Revogação da Licença de Instalação de imediato;2. Reconhecimento por parte do Consórcio CESTE, dos impactos a serem causados aos diversos grupos e às comunidades indígenas. No dia 19/04 tivemos uma decisão favorável do juiz federal de Imperatriz, que suspendeu a Licença de Instalação numa Ação Civil Pública movida pelo CIMI e por uma das Associações apoiadas pelo MAB. Como é uma decisão de caráter liminar (ainda sem julgamento do mérito), o Consórcio pode derrubá-la em instância judiciária superior.

De qualquer forma, até o momento a decisão do juiz continua válida, o que mantém as atividades do canteiro de obras, paralisadas.  O acampamento foi importante para chamar a atenção e envolver a comunidade de Estreito, que ouviu dos próprios ribeirinhos e índios suas preocupações com o empreendimento, através de ato cultural, palestras nas escolas, nas igrejas, na câmara municipal, etc.... Exibimos na praça central da cidade os depoimentos dos membros do MHuD, e com certeza, essa foi uma grande contribuição para mais esta luta dos pequenos contra o modelo de desenvolvimento implantado na Amazônia. 

Saiba mais em Atividades/Histórico - ABRIL 2007



Rede Social
Youtube
Facebook
Twitter
 
Movimento Humanos Direitos ® Todos os direitos reservados. PolĂ­tica de Privacidade. Mapa do Site.
Desenvolvido por MelhorWeb Tecnologia