Logo


VocĂȘ estĂĄ em: Inicial > atividades > campanhas > exibir.php

 
Maximizar


ONGs contra o trabalho escravo



22/05/2014

 

Saiba quais são as ONGs que lutam contra o trabalho escravo

“Às entidades da sociedade civil se deve muito o sucesso da luta, dos enfrentamentos, das batalhas que temos travado”. O reconhecimento feito pelo ex-senador José Nery, presidente de honra da frente parlamentar, na reunião de fevereiro deste ano, mostra que o combate à escravidão contemporânea no Brasil teve início com a mobilização e a indignação da sociedade, muito antes de qualquer ação por parte do governo.

Desde a década de 70, em plena ditadura militar, as primeiras vozes vieram a público narrar que trabalhadores eram submetidos a condições degradantes, nada condizentes com as relações sociais esperadas para o século XX. Diversas entidades começaram a se organizar para dar assistência às vítimas, divulgar informações para prevenir o trabalho escravo, reunir dados e pressionar o governo a reprimir aqueles que submetiam outras pessoas à escravidão.

Cada uma dessas organizações se especializou em atividades como fazer e investigar as denúncias, divulgar nomes de exploradores e de produtos que usam mão de obra escrava, educar e informar os trabalhadores sobre seus direitos e sobre como se proteger contra os aliciadores, entre outras ações essencialmente ligadas à luta pelo respeito aos direitos humanos.

Uma mostra de como as ONGs contra o trabalho escravo têm a sua atuação respeitada é o fato de participarem da Comissão Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae). Veja como algumas dessas entidades se destacam.

14/07/2011 19:26:13Repórter Brasil
14/07/2011 19:26:26Instituto Carvão Cidadão
14/07/2011 19:26:42Instituto Observatório Social


Rede Social
Youtube
Facebook
Twitter
 
Movimento Humanos Direitos ® Todos os direitos reservados. PolĂ­tica de Privacidade. Mapa do Site.
Desenvolvido por MelhorWeb Tecnologia